quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Palhaço do Coqueiro

O palhaço do coqueiro é uma lenda lá do Janga (bairro de Paulista, em Pernambuco) .
O povo conta que um palhaço frustrado que fugiu do circo, vive por aquelas bandas  pregando sustos nas pessoas, principalmente nas noites de  quarto minguante.
É o seguinte:
Um palhaço que não conseguia fazer as pessoas rirem no circo, acaba enlouquecendo e foge. Somente a lua minguante ri para ele, e por isso o palhaço passa as noites de lua minguante em cima dos coqueiros observando o sorriso da lua. 
O problema acontece quando uma nuvem passa pela lua encobrindo seu sorriso... daí então o palhaço desce do coqueiro em busca de sorrisos.
Quando encontra alguém ele começa a fazer palhaçadas (nada engraçadas) e se a pessoa não sorrir, hum... ele mata de susto.
  E assim vai até que a nuvem saia de frente da lua.

Mas será que ninguém prende esse palhaço ?

A Lenda da Praça Chora Menino

A Lenda da Praça Chora Menino


Passando pelo Bairro da Boa Vista e indo em direção à Praça do Derby, quando avistei uma outra praça. Lá, tinha uma escultura de uma mulher com uma criança nos braços e na placa, o nome: Praça Chora Menino. Me aproximei pra olhar melhor o lugar que é cheio de árvores, perfeito pras tardes de calor. Aproveitei pra descansar um bocadinho!

foto-arthur-perruci.jpg

Quando tava indo embora, saiu uma senhora vestida de preto, da cabeça aos pés... chale, roupa, acessórios, luvas, sapatos e um véu: TUDO preto! Tive um ~leve~ susto, mas só pedi licença. Pedi, né? Só que ela tava era querendo conversar comigo. Olha só de onde ela surgiu:
5789553777_28f1560756_b.jpg

A senhora me perguntou se eu conhecia a lenda da praça e começou a contar... Gente, eu quase me arrependi de ter começado a escutar! A história me arrepiou o corpo e aperreou o juízo. É o seguinte: “a fama e o nome do lugar nome datam do século XIX. No ano de 1831, o Recife enfrentou uma revolta violenta, conhecida como Setembrizada. Os vestígios desse acontecimento geraram ruas repletas de corpos e muitos deles foram enterrados aqui. Aí vem a parte do terror de hoje em dia... Dizem que quem passa, tarde da noite, próximo à praça, escuta o choro de uma criança. (aaaaaaain) Agora imagina escutar isso narrado por uma voz bem macabra... Pronto, foi o que aconteceu comigo.

Lenda? Verdade? Não tem como saber. Só sei que não quero me atrever a passar pela Praça Chora Menino à noite. Fica então a dica pros pernambuqueiros corajosos irem tirar a dúvida! ;)
5803687617_377502136b_z.jpg